É um ministério da Igreja Adventista do Sétimo Dia, exclusivo para as crianças de 6 a 9 anos, de qualquer raça ou credo religioso, e destina-se a auxiliar os pais no processo de tornar o desenvolvimento de seus filhos mais rico e significativo, ajudando-os a crescerem alegremente em sabedoria, estatura e graça para com Deus e os homens.
Propõe levar as crianças, em seu nível próprio, a conhecerem e amarem a Jesus Cristo, desenvolvendo atividades positivas em relação aos benefícios, alegrias e responsabilidades de ter uma vida cristã sadia e alegre, adquirindo hábitos e conhecimentos necessários para serem os soldadinhos de Cristo.
A Igreja Adventista do Sétimo Dia aceita a responsabilidade de cuidar com carinho e objetividade, provendo e melhorando o currículo planejado de educação religiosa para essa
faixa etária carente, e tudo fará para que os pais e responsáveis pelas crianças, se tornem mais confiantes e efetivos em seu papel de colaboradores de Cristo em favor de seus filhos.
Objetivos do Clube de Aventureiros
1 ? Desenvolver um caráter semelhante ao de Cristo.
2 ? Experimentar a satisfação e a alegria de realizar coisas da maneira certa.
3 ? Expressar naturalmente seu amor por Jesus.
4 ? Aprender como ganhar e como perder nos esportes, e fortalecer sua capacidade de colaboração e convivência.
5 ? Descobrir seus dons e habilidades espirituais, e aprender a utilizá-los em benefício próprio e no serviço dos semelhantes.
6 ? Descobrir o mundo de Deus.
7 ? Melhorar sua compreensão dos fatores que contribuem para uma família unida e forte.
8 ? Desenvolver o hábito de ajudar os pais.
9 ? Desenvolver aptidões físicas, mentais e sociais.
10 ? Desenvolver sua criatividade.
Atividades
As atividades do Clube de Aventureiros baseia-se em três aspectos, vistos na própria vida de Jesus: Físico, Mental e Epiritual. Diz a Bíblia: "E crescia Jesus em sabedoria (mental), estatura (físico) e graça (espiritual) diante de Deus e dos homens.? ? Lucas 2:52.
Espiritual: Projetos missionários/Devocional/Classes Preliminares/Especialidades.
Mental: Clube do Livro/Curiosidades da Natureza/Concursos/ Classes Preliminares/Especialidades.
Físico: Acampamentos/Olimpíadas/ Ordem Unida/Jogos Recreativos/ Especialidades/ Classes Preliminares.
As especialidades do campo espiritual, são fundamentadas na Bíblia, sempre mostrando o Criador no livro da natureza, através de concursos, perguntas gerais de formas variadas sobre o assunto abordado.
No aspecto mental, a ecologia; amizade, respeito e cuidado com os animais; higiene, primeiros socorros, críticas à mídia, etc.
No físico, a natação, excursionismo pedestre, arte de acampar e outros derivados da art-camping. Nos acampamentos, coloca-se em prática toda a aprendizagem do Clube, sob o comando seguro dos instutores.
Hierarquia do Clube
É formada por um Diretor (a) que deve ser membro da Comissão Geral da Igreja. Um Diretor (a) Associado que desenvolverá os planos traçados com a Diretoria.
Um Instrutor (a) nomeado pela Diretoria que orientará o Clube com aulas teóricas e práticas para o desenvolvimento das especialidades.
Um Conselheiro (a), pessoa especial, pois ficará mais próxima da Unidade (geralmente de 6 a 8 crianças). É responsável por elas nas atividades, acampamentos e reuniões regulares.
Um Capelão (ã) é responsável pela parte espiritual do Clube, Classes Bíblicas e Devocionais.
Um Secretário (a) é responsável por toda a parte burocrática do Clube ? fichas gerais, autorizações de pais, certidões de nascimento, cartão de vacina, atas e relatórios das reuniões, etc.
Hierarquia da Unidade
A Unidade tem um nome relacionado ao nome do Clube, um banderim (estandarte pequeno) e um grito de guerra. Anda em ordem unida e cada criança tem um cargo. São eles:
Capitão ? Comanda a Unidade e segura o banderim.
Secretário ? Cuida da ficha de presença e pontuação da Unidade.
Padioleiro ? Cuida da maleta de primeiros socorros da Unidade e aplica curativos leves.
Capelão ? É responsável pela parte espiritual da Unidade.
Almoxarife ? Cuida do material da Unidade.
Diretor de Esportes ? Promove brincadeiras para a Unidade.
Os Aventureiros possuem dois uniformes: o de atividades gerais e o de Gala. À medida que os Aventureiros concluem as classes preliminares, recebem os bótons (broches de acrílico) que vão sendo colocados no bolso esquerdo da camisa. E as especialidades e trunfos na faixa, em significativas cerimônias denominadas ? Investidura.
Para se obter o lenço, o Aventureiro precisa ter três meses de Clube e cumprir e explicar os requisitos: voto e lei.
Queridos pais, não esqueçam o que apresenta a Palavra de Deus:
"Ensina a criança no caminho em que deve andar; e até envelhecer não se desviará dele.? ? Prov. 22:6.
Levem seus filhos a uma Igreja Adventista para participarem do Clube de Aventureiros e sejam bem vindos.